Localizada a 170 quilômetros de Natal, a cidade de Currais Novos é famosa pelo mundo devido à exportação de xelita, cujo ciclo teve seu auge entre as décadas de 1940 e 1990. Da terra onde brotou este mineral, que é matéria-prima do tungstênio, também surgiu a desigualdade social e a criminalidade com o passar do tempo. Mas graças ao projeto “Criança no Rumo Certo”, hoje, surgem cidadãos de bem através da prática do esporte.
O responsável pela iniciativa é o professor Nilton César, que aos quatro anos chegou à região do Seridó Potiguar para morar no bairro Dr. José Bezerra, mais conhecido como Promorar. A região periférica tinha um dos índices de violência mais altos de Currais Novos. Lá, Nilton viu seus amigos se envolverem com todos os tipos de droga. Cansado dessa realidade, surgiu a ideia de tirar as crianças do mau caminho em abril de 2002.
- Aqui sempre teve um alto consumo de drogas. Meus amigos se tornaram viciados. Alguns já morreram e têm outros presos. Vendo isso, me senti na obrigação de fazer alguma coisa. Tornei-me presidente do conselho do bairro e criei o projeto – lembra o treinador de 38 anos, natural de Campo Redondo.
Hoje, são cerca de 280 alunos cadastrados. No turno da manhã, sempre às quartas-feiras, sextas e sábados, os garotos jogam futebol no “Galvãozão”, um campinho de terra, cuja única sombra é do pé de algaroba. Debaixo da árvore e antes de cada treinamento, Nilton comanda um bate-papo que ele prefere chamar de aconselhamento com a garotada. Todo tipo de assunto é tratado e, até por isso, uma vez por mês acontecem palestras com médicos, policiais, psicólogos, entre outros profissionais convidados. Ao final dos treinos, a garotada faz fila para receber o esperado copo de doce de leite, que não pode faltar.
Fonte: Globo esporte.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário