sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Parabéns ao Governador Wagner. Parabéns ao Soldado Prisco.


Para a categoria policial militar baiana, nenhuma imagem foi tão marcante do que o encontro do Governador da Bahia, Jaques Wagner, com o vereador de Salvador Marco Prisco, ex-policial militar líder do último movimento grevista da categoria, ocorrido em 2012. Um sopro de flexibilidade parece ter alcançado homens públicos que pareciam estar em polos opostos até pouco tempo.

O governador passava a imagem do estadista intransigente, que tratava a tropa como tropa: disciplinarmente. Prisco representava a figura do incendiário, do aguerrido sindicalista que seria capaz de ignorar princípios e normas para alcançar os objetivos coletivos da classe. Resumidos em um clichê, o governador representava o “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Já Prisco, “os fins justificam os meios”.

Claro, estes são apenas clichês, e, felizmente, os homens (e a política) são muito mais complexos e profundos que essas visões superficiais. Eis que, durante o carnaval, como que embebidos pelo espírito de momo, o Governador Jaques Wagner e o Soldado Prisco se encontram e estapeiam. Calma. Não com agressividade, mas com tapinhas nas costas e no peito, como velhos companheiros que se reencontram.

É claro que, aos mais sisudos e céticos, tal aproximação até gera desconfiança: pois não foi à distância, à força, que o Prisco conseguiu arrancar as GAP’s IV e V do Governo? Alianças e aproximações políticas, no Brasil, não costumam gerar acordos questionáveis baseados em premissas pouco públicas e publicáveis?

Estes são questionamentos necessários, mas, para este momento, improdutivos. Os próprios policiais sabem que as resistências são sanadas com o uso progressivo da força, e a presença, a aproximação e a verbalização são os primeiros passos para conseguir o objetivo pacífico. Esta aproximação e a disposição para o diálogo são, pois, necessários, legítimos e inteligentes. Sinal que a categoria policial militar evoluiu politicamente, amadureceu.

Com os olhos abertos e os ouvidos atentos, os policiais devem parabenizar o Governador Jaques Wagner, e o Soldado Prisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário